Escolha uma Página

Atendimentos

Suporte, acolhimento e auxílio psiquiátrico para jovens e adultos.

Seja qual for o seu caso, a Dra. Anne vai acompanhar sua evolução com proximidade, empatia e de forma natural.

Conheça abaixo alguns dos transtornos atendidos, e se surgir alguma dúvida não deixe de entrar em contato!

Transtornos de ansiedade

Compreendem os transtornos que tem em comum preocupação e medo excessivos, podendo estar acompanhados de sintomas físicos como tensão muscular, dor de cabeça, coração acelerado, sensação de aperto no peito ou “nó na garganta”. Além desses sintomas, costumam apresentar insônia, dificuldade de concentração e redução do rendimento escolar ou produtividade no trabalho.

Os transtornos de ansiedade são:
– Transtorno de Ansiedade Generalizada
– Transtorno do Pânico
– Fobias
– Ansiedade Social
– Mutismo
– Ansiedade de separação

Transtorno bipolar

É uma grave condição psiquiátrica na qual o indivíduo apresenta episódios depressivos e episódios de humor anormalmente elevado. O humor elevado diz respeito a episódios de Hipomania, mania ou irritabilidade excessiva.

Existem alguns subtipos de transtornos  bipolar:
– Transtorno bipolar tipo 1
– Transtorno bipolar tipo 2
– Ciclotimia
– Transtorno bipolar induzido por substâncias ou outra condição médica

Esquizofrenia

O diagnóstico dessa condição envolve o reconhecimento de um conjunto de sinais e sintomas associados a um funcionamento profissional ou social prejudicado.

Os sintomas característicos dessa condição são: alucinações, delírios, comportamento desorganizado ou catatônico e sintomas negativos. Os sintomas negativos envolvem uma expressão emocional diminuída, redução de atividades motivadas ou espontâneas, capacidade reduzida de ter prazer diante de estímulos e falta de sociabilidade.

Tal diagnóstico tende a ter um curso crônico, embora o tratamento possa restabelecer as funções mentais do paciente e permitir sua funcionalidade.

Transtornos alimentares

São caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou comportamento relacionado à alimentação, que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos, comprometendo a saúde física e emocional.

Nas pessoas que sofrem esse transtorno, existe uma preocupação exagerada com o peso ou forma corporal e sua auto-avaliação é diretamente influenciada pelo peso ou comportamento alimentar.

Os transtornos alimentares são:
– Anorexia nervosa
– Bulimia nervosa
– Transtorno da Compulsão alimentar
– Transtorno alimentar Restritivo-Evitativo
– Síndrome Pica

Transtorno borderline

É uma condição complexa, caracterizada por intensa instabilidade emocional, impulsividade e hipersensibilidade interpessoal.

Pessoas com esse diagnóstico se sentem inseguras nas relações interpessoais e tem reações extremas diante percepção de rejeição ou abandono, podendo levar a comportamento auto-lesivo e tentativas de suicídio.

As oscilações do humor tendem a ser frequentes e impactar a forma como a pessoa se vê e enxerga o mundo.

Apesar de ser uma condição grave, o tratamento adequado pode reestabelecer totalmente o equilíbrio emocional e ajudar o paciente a enfrentar seus desafios e atingir seus objetivos.

Depressão

O transtorno depressivo é uma condição médica que afeta negativamente a forma como o indivíduo se sente, pensa ou age. Ocorre um sentimento de tristeza (incapacidade de se sentir feliz), perda do interesse nas atividades que antes gostava, altera o sono e o apetite. É acompanhado de pensamentos de pensamentos autodepreciativos, desesperança, altera a concentração e prejudica o individuo em todas as áreas da sua vida.

Em quadros mais extremos pode ocorrer ideação suicida, sintomas psicóticos ou letargia.

A depressão pode ocorrer em qualquer fase, da infância até idade avançada. Tem um componente genético associado e pode ser precipitado por alguns eventos ao longo da vida: após ou durante período de estresse (conflitos interpessoais, eventos traumáticos, luto), adolescência, gravidez e puerpério e climatério.

Esse transtorno tem tratamento e diversas abordagens podem ser utilizadas isoladamente ou em combinação: psicoterapia, tratamento medicamentoso e neuromodulação.

Siga @dra.annebrito no Instagram

Transtorno obsessivo compulsivo

Nesse transtorno, ocorre a presença de obsessões e/ou compulsões, que gera intenso sofrimento e “aprisiona” o indivíduo, fazendo com que viva em função dos sintomas, prejudicando suas atividades e relacionamentos.

As obsessões são pensamentos intrusivos indesejáveis, repetitivos, no qual o paciente tenta suprimir mas não consegue. Já as compulsões são comportamentos ou rituais repetitivos que o indivíduo se sente impelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com alguma regra que deve ser aplicada rigidamente.

O tratamento adequado ajuda no controle dos sintomas e restabelecimento da saúde emocional do individuo.

Transtorno de estresse pós traumático

O indivíduo desenvolve os sintomas após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. A vítima tende a reviver repetidamente a experiência traumática através de lembranças intrusivas ou sonhos vívidos e apresentam sofrimento psicológico intenso diante de situações que simbolizem algum aspecto do evento traumático.

Podem ter crenças negativas a respeito de si mesmas e do mundo e evitam ativamente qualquer situação que possa remeter o evento traumático. Os indivíduos com essa condição apresentam sofrimento intenso, vivem continuamente sobressaltadas, têm dificuldades na concentração e pertubações no sono.

O tratamento adequado é fundamental para o restabelecimento da saúde mental e retomada dos planos e atividades habituais.

Transtorno do Espectro Autista (Autismo)

É um de transtorno do neurodesenvolvimento no qual as pessoas acometidas possuem um déficit persistente na interação social e comunicação, e, apresentam um padrão repetitivo e restrito de comportamento e interesses. Tais sintomas devem estar presentes desde o início da infância.

É comum que pessoas acometidas apresentem comprometimento intelectual ou de linguagem. Além disso, pode ocorrer associado a síndromes genéticas.
As intervenções terapêuticas devem iniciar o mais precocemente possível, por isso, é fundamental o diagnóstico precoce preciso.

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Indivíduos com esse quadro apresentam elevada distraibilidade e/ou são hiperativas e impulsivas.

Tal quadro gera a prejuízos acadêmicos e de desempenho no trabalho, bem como pode comprometer as relações interpessoais.

Pode acometer pessoas em qualquer faixa etária, o tratamento reduz consideravelmente os prejuízos trazidos por esse quadro.

Transtorno de oposição e desafio

Nesse quadro, crianças e adolescentes apresentam humor irritável e um comportamento questionador e desafiador. Tem dificuldades de respeitar regras ou figuras de autoridade, podendo ser vingativo em algumas situações.

Os sintomas podem se limitar a apenas um ambiente ou em vários, sendo mais frequente ocorrer em casa.

Transtorno por uso de substâncias (TUS)

Caracteriza-se pela presença de um padrão patológico de comportamentos relacionado ao uso de uma ou múltiplas substâncias.

O uso repetido de substâncias psicoativas altera circuitos cerebrais de forma irreversível. O indivíduo passa a ter baixo controle sobre o uso, consumindo a droga de forma excessiva ou com frequência maior do que a pretendida, ainda que o consumo lhe gere consequências negativas. Em situações mais graves, todas as suas atividades giram em torno da substancia.

O TUS pode ocorrer diante de drogas lícitas (tranquilizantes, psicoestimulantes, analgésicos, álcool, tabaco) e ilícitas (maconha, cocaína, alucinógenos).

Agende a sua consulta agora mesmo

(11) 99222-6739
(11) 3034-0493
(11) 94112-2227

annefmbrito@gmail.com
instagram.com/dra.annebrito

R. Cláudio Soares, 72 – conj 1010
Pinheiros, São Paulo – SP – CEP: 05422-030